English


3° Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável (SBCS10)

Sustentabilidade nos Negócios e Instrumentos de Mudança é o tema do 3° Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável (SBCS10). O evento é realizado pelo CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CIB, PNUMA e IISBE, organizado pelas Universidades FEC-Unicamp, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Espírito Santo e contará com a participação de engenheiros, arquitetos, acadêmicos e especialistas do Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, realizado nos dias 8 e 9 de novembro, na Câmara Americana do Comércio (Amcham), em São Paulo.
 
O evento apresentará as principais tecnologias e inovações em construções sustentáveis, divididos em quatro painéis: Sustentabilidade nos Negócios; Otimização de Recursos; Sustentabilidade Habitacional Urbana; e Análise do Ciclo de Vida e Planejamento da Vida Útil Como Ferramenta de Projeto. Estão previstas sessões paralelas para discussão de artigos científicos e workshops técnicos, além de experiências empresariais como das empresas Camargo Correa, Holcim, Weber Quartzolit e também da Caixa Econômica Federal.
 
Esta é uma oportunidade única reunida em dois dias de eventos onde você poderá encontrar parceiros se conectar a profissionais da área e ampliar seus conhecimentos sobre construção sustentável.
 
O Painel 1, SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS, abordará a sustentabilidade sob o enfoque empresarial. Representantes de empresas ilustrarão suas experiências reais no processo de inserção de práticas de sustentabilidade na corporação. O Painel 2, OS EDIFÍCIOS DO FUTURO: PROJETO E INOVAÇÃO, abordará como que a fase de projeto das edificações, aliada às ferramentas de projeto, podem contribuir para a otimização do consumo de recursos desde a fase de construção até a fase de operação.
 
O Painel 3, SUSTENTABILIDADE HABITACIONAL URBANA, abordará a questão da sustentabilidade habitacional urbana no Brasil, procurando refletir a importância de se gerar ações integradas entre as iniciativas de habitação e as preocupações com a sustentabilidade, tanto ecológica como econômica e social. Serão apresentados casos que destacam a importância de agregar esta questão às habitações e também serão discutidas, entre outras, as soluções para abordar projetos em áreas de risco e o desafio da recuperação de áreas degradadas e urbanização das favelas trazendo qualidade e cidadania aos seus moradores e aos moradores das cidades. O Painel 4, MEDINDO OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO PROJETO, discutirá as metodologias para medir os impactos ambientais associados ao ciclo de vida do edifício ainda na fase de projeto. Serão abordadas as tendências em análise do ciclo de vida, declarações ambientais de produtos conjuntamente com um aspecto chave para o processo, que é a estimativa da vida útil.
 
A SB10Brazil é uma das conferências regionais em construção sustentável organizadas em 2010 como preparação para a SB Mundial, em 2011, a ser realizada em Helsinki, na Finlândia. Trata-se da quinta edição mundial da conferência, que é a maior neste assunto na esfera científica. A organização, em nível mundial, é apoiada pelo CIB (International Council for Research and Innovation in Building and Construction), UNEP (United Nations Environment Programme) e iiSBE (International Initiative for a Sustainable Built Environment). No Brasil, é uma colaboração entre o CBCS e uma coalizão de universidades brasileiras líderes no tema: UNICAMP, UFES e UFSC, tendo como chairs Vanessa Gomes (UNICAMP, iiSBE, CIB), Vahan Agopyan (CIB) e Marcelo Takaoka (Membro do Conselho do UNEP-SBCI).

A SB10Brazil marca o décimo aniversário do CIB 2000 - From theory to practice, uma das primeiras grandes tentativas de estimular e facilitar a aplicação dos conceitos de construção sustentável no Brasil e América Latina. Ao longo desta última década, os esforços enfocaram o nivelamento de conhecimento, o desenvolvimento de uma visão de futuro mais sustentável para o país e a exploração de aspectos de gestão e inovação para construção sustentável.

A SB10Brazil assumiu o desafio de auxiliar a instrumentar esta mudança. Com a coordenação cientifica de Marina Ilha (UNICAMP), a SB10Brazil convida ao envio de contribuições e estudos de casos para estimular a implementação e a demonstração de avanços em, entre outros temas e sub-temas:

1.Projeto e construção avançados;
2.Habitação e assentamentos de interesse social mais sustentáveis e financeiramente acessíveis;
3.Reformas e manutenções;
4.Modelos urbanos e infra-estrutura;
5.Políticas e legislações;
6.Processo integrado de entrega de empreendimentos e modelos de contratação atualizados;
7.Metodologias e ferramentas de avaliação da sustentabilidade;
8.Gestão sustentável de facilidades;
9.Modelos de negócios para construção;
10.Educação e treinamento.

Os organizadores da SB10Brazil encorajam os institutos de pesquisa, universidades e empresas a se reunirem em São Paulo, e se engajarem em colaboração internacional para o intercâmbio de informações, formação de redes de empresas e grupos de pesquisa e desenvolvimento de competências empresariais em sustentabilidade.

Os idiomas oficiais da conferência serão o Português e o Espanhol, porém, devido ao interesse internacional pelo tema, serão aceitos também resumos e artigos em inglês. Versões atualizadas e ampliadas dos melhores trabalhos da SB10Brazil, além de artigos selecionados de convidados nacionais e internacionais, serão publicadas em um número especial da Revista Ambiente Construído, publicada pela ANTAC, em 2011.

Caixa Holcim Camargo Corrêa LWART Weber Quartzolit Instituto Aço Brasil Eletrobras CPFL Energia
Patrocinadores
Data
 
Local
Clique aqui para ver o mapa
Realização
Unicamp UFES UFSC
Organização
CIB PNUMA iiSBE
Promotores
Agências de fomento apoiadoras
Evento
Apresentação
Comissão SBCS10
Comissão SB10Brazil
Público alvo
Data e Local
Agência de Viagens
Contato
     Palestras      Programação
Programa
Palestrantes
Artigos Científicos
Workshop SBCS10
     Info & Downloads
Downloads
Imprensa
Notícias
     Patrocínio      Apoio
Institucional
Divulgação
Depoimentos
     Sobre o CBCS
Conselho
Filiações