PROJETO CIDADES EFICIENTES - CBCS
Respondendo à demanda crescente do setor público para aumentar sua eficiência de recursos foi proposto o Projeto Cidades Eficientes que conta com a execução do CBCS, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e o financiamento do Instituto Clima e Sociedade, iCS.
Estruturado em quatro eixos temáticos, eficiência energética, uso racional de água, mobilidade urbana e geração distribuída de energia, o Projeto Cidades Eficientes - CBCS irá gerar conhecimento direcionado aos governos municipais. O objetivo é estimular a adoção de políticas públicas que viabilizem reduções efetivas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas edificações.
Após a realização de uma recente chamada pública nacional, atualmente o Projeto está em fase de assessoria técnica junto aos órgãos municipais das três cidades brasileiras selecionadas para participação em projeto piloto, são elas: Jaboatão - PE, Sorocaba - SP e Florianópolis - SC. No decorrer de 2018, a iniciativa irá disponibilizar conhecimento em plataforma pública online.
Para quem se destina?
Municípios que queiram receber assessoria técnica para promover a sustentabilidade e eficiência energética nas suas cidades.
Existem duas formas de participação:
1. Participação ativa com execução de projeto piloto, que envolve disponibilização de informações contando com equipe responsável e dedicada ao projeto.
2. Participação passiva, recebendo informações e notícias do projeto.
Todos os municípios brasileiros foram convidados a participar do Projeto Cidades Eficientes por meio de Chamada Pública, entretanto, nesta fase do projeto, podem ter participação ativa somente municípios que tenham entre 200.000 e 2.000.000 de habitantes, essa faixa sendo identificada com maior potencial para atuação pelo projeto proposto. Os municípios interessados em participar ativamente e fazer parte do projeto piloto estão sendo selecionados em duas etapas: 20 municípios participaram de entrevista telefônica para coleta inicial de dados, e 1 a 3 municípios serão selecionados para participarem do projeto piloto.
Inscrições para participação ativa já encerraram, porém municípios interessados no projeto ainda podem se cadastrar para receber notícias do projeto. Para tanto, deve ser preenchido um formulário de inscrição. Clique para acessar o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.
O projeto se encontra em fase piloto em 2018, com duração de 1 ano seguindo o seguinte CRONOGRAMA:
26 fevereiro a 28 março - Chamada pública para seleção de municípios (Fase encerrada)
Abril - Divulgação da seleção dos 20 Municípios para entrevista (Fase encerrada)
Junho - Divulgação da seleção dos projetos piloto (Veja os resultados em nosso Boletim Informativo número 01)
Junho a Novembro - Divulgação da fase de assessoria técnica com os Municípios escolhidos como projeto-piloto e publicação do Diagnóstico das Cidades Brasileiras Participantes (Veja o arquivo do Diagnóstico completo)
Junho a Novembro - Assessoria técnica com os municípios escolhidos como projeto-piloto
Fique por dentro!
Todas as informações do projeto e seu desenvolvimento serão publicadas no website do projeto. Além disso, o website, será um portal com informações e exemplos de ações de sustentabilidade que o município pode adotar. Maiores informações serão divulgadas em breve!!
Site do projeto: http://cidadeseficientes.cbcs.org.br/
Execução: Apoio:
Parceria Institucional: Parceria e divulgação: