Apresentação
Coordenador

Depoimento do coordenador
“Áreas contaminadas, intervenção em espaços territoriais especialmente protegidos, poluição sonora e gerenciamento dos resíduos da construção civil são alguns dos assuntos que vêm expondo o setor a riscos que podem acarretar atraso no cronograma de obras, aumento considerável dos custos, autuações ambientais, ações judiciais e, em casos mais graves, até mesmo a inviabilização do empreendimento. Em geral, nota-se que falta ao setor da construção civil e empreendimentos imobiliários uma preparação e planejamento adequados para enfrentar esses riscos.
Assim, foi criado o Comitê Temático de Gerenciamento de Riscos Ambientais, com o objetivo de ampliar o conhecimento e a troca de experiências sobre o gerenciamento adequado de riscos ambientais associados à construção civil e empreendimentos imobiliários em geral, buscando um mapeamento abrangente e integrado sobre a identificação, prevenção e mitigação desses riscos e, se necessário, a implementação de ações corretivas.”
Temas abordados
- Intervenções em espaços territoriais especialmente protegidos (áreas de preservação permanente, de proteção de mananciais, reserva legal, unidades de conservação etc.);
- Ocupação e gerenciamento de áreas contaminadas;
- Poluição sonora;
- Proteção à paisagem e bens tombados;
- Saúde e segurança no ambiente de trabalho;
- Armazenamento e manuseio de produtos perigosos/controlados e gerenciamento de resíduos da construção civil.
Atividades em Andamento
Temas prioritários
Cada tema prioritário será abordado por um sub-grupo de trabalho, definindo fatores de risco e oportunidades, e discutidos com todos os participantes nas reuniões do CT para gerar recomendações, posicionamentos e boas práticas.- Áreas Contaminadas
- Áreas Especialmente Protegidas
- Gerenciamento de resíduos da construção civil
- Segurança no ambiente de trabalho
- Poluição Sonora
- Avaliação de Impactos Ambientais
- Recursos Ambientais
- Usuário e Comunidade