No próximo dia 19 de fevereiro, das 9h30 às 11h30, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) realizará o evento de encerramento da Fase V do Programa Cidades Eficientes. Na programação está a apresentação dos resultados das ações desenvolvidas durante o ano de 2024 nos municípios atendidos pelas mais diversas iniciativas: Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Teresina (PI) e Rio do Sul (SC).
O evento será realizado na Arena Conecta, na sede da Aemflo/CDL em São José (SC) e terá transmissão ao vivo pelo canal do CBCS no YouTube: @cbcsconstrucaosustentavel.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Formulário On-line, indicando o tipo de participação: presencial ou on-line.
Sobre o Cidades Eficientes
Realizado pelo CBCS com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o programa Cidades Eficientes desenvolve análises, estudos, ferramentas e sugere políticas públicas tais como a plataforma de gestão de consumo de energia e água, diretrizes para a elaboração de códigos de energia, recomendações para códigos de obras e guias de compras públicas que sejam mais sustentáveis para os municípios.
As ações foram iniciadas em 2018, com a primeira fase, respondendo à demanda crescente do setor público para aumentar sua eficiência no uso dos recursos, com diversos municípios brasileiros atendidos. Em 2024, em sua quinta fase de operação, o Cidades Eficientes escalou nacionalmente estratégias para a governança na gestão do consumo de energia, água e gás pelas edificações públicas municipais, com a realização do Workshop Mais Eficiência, Menos Consumo – que resultou na implementação da plataforma de gestão das edificações públicas pelas prefeituras de Palmas (TO), Rio do Sul (SC) e Teresina (PI); deu continuidade nas medidas iniciadas nas prefeituras de Florianópolis e do Rio de Janeiro, promoveu requisitos para compras de baixo carbono em edificações públicas, e divulgou os resultados alcançados na promoção da eficiência energética e conservação da água nas edificações.
Entre as ações foram realizadas pesquisas nas escolas municipais de Florianópolis, Palmas e Teresina, e foi publicada uma carta aos candidatos aos cargos de prefeito e de vereador das cidades brasileiras nas eleições de 2024 com propostas para inclusão em seus programas de governo de medidas para o alcance de cidades mais sustentáveis e eficientes.