As diretrizes mais recentes e as melhores práticas para a construção sustentável no Brasil estiveram em debate no webinar promovido em agosto pelo Sinduscon-SP. A iniciativa contou com o apoio do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), alinhado com os objetivos do debate: apresentar diretrizes de políticas públicas voltadas à eficiência energética nas edificações, disseminar normalização ABNT para eficiência energética no setor de edificações, novas normas publicadas e em elaboração e promover um debate com os participantes acerca da escolha das melhores soluções para empreendimentos de diferentes tipologias. O evento marcou o lançamento da nova versão do Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações: www.guiaenergiaedificacoes.com.br
O professor doutor Roberto Lamberts, conselheiro e coordenador do CT Energia do CBCS foi um dos palestrantes do evento, apresentando os avanços da normalização de eficiência energética em edificações. Supervisor do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do GT de edificações do Ministério de Minas e Energia (MME), Lamberts apresentou um panorama geral sobre certificações e etiquetas e sobre as normas em discussão. Ele destacou o PBE – Edifica, Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações – no seu novo método que classifica os edifícios considerando o seu consumo previsto de energia primária, com etiquetas específicas para edificações comerciais, de serviços e públicas para edificações residenciais, considerando a envoltória da edificação e os usos finais específicos por tipologia como o sistema de ar-condicionado e de iluminação para o setor comercial e de aquecimento de água para ambas as tipologias.
O conselheiro do CBCS também traçou um histórico da normalização na área, iniciando em 1991, com o projeto internacional de normas, envolvendo Brasil, Argentina e Uruguai; passando pela publicação da NBR 15.215, de Iluminação Natural, e da NBR 15.220, de Desempenho Térmico, ambas em 2005; pela publicação da NBR 15.575, em 2008, que veio a ser atualizada em 2021 com as emendas de desempenho térmico e acústico. “A NBR 15.575 virou referência na área porque mudou a forma de produzir os edifícios habitacionais no Brasil”, enfatizou Lamberts. Entre as normas, ele citou ainda a NBR 10.211:2022, que complementa a NBR 15.220, tratando de pontes térmicas e cálculo de fluxo de calor, e a NBR 17.162: 2024, que traz métodos de medição de refletância solar e emitância térmica, além de normas específicas de vidros e esquadrias e de elevadores.
Ao final do encontro, Lamberts deixou uma provocação aos projetistas e aos consumidores para que rejeitem a proposta de uma edificação com desempenho mínimo. “O mínimo já deveria ter sido deixado para trás há muito tempo e tínhamos que estar pensando no intermediário e no superior, mas, infelizmente, ainda vemos produtos do mercado de custos bastante relevantes que buscam o desempenho mínimo. Isso é assustador para mim, e eu espero que essa realidade mude em breve”, enfatizou o conselheiro do CBCS.
A moderação do webinar esteve a cargo de Lilian Sarrouf, Coordenadora técnica do Comasp do SindusCon-SP e Superintendente do ABNT CB002- Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT, no debate com especialistas e profissionais do setor. O webinar contou também com a participação de Alexandra Maciel, Coordenadora de Projetos de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, que tratou das Políticas Públicas e Eficiência Energética no setor de Edificações; além de Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, Vice–Presidente do SindusCon-SP; Samira Sana Fernandes de Sousa Carmo, Coordenadora-Geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia; George Alves Soares, Gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. – ENBPar; Laura Michelle Leite Ribeiro, Especialista Comercial Técnico na Saint-Gobain; Rosane Fukuoka, Diretora técnica da Mitsidi Projetos; e Gabriela Pacheco, Analista de Desempenho em Edificações nas Áreas de Pesquisa e Consultoria na Mitsidi Projetos.
Assista ao webinar na íntegra: