Governança municipal, resiliência nas cidades e urbanismo sustentável estarão em debate no Connected Smart Cities 2024 

De 3 a 4 de setembro, o Connected Smart Cities & Mobility vai reunir centenas de especialistas em mais de 60 painéis em debates que têm a inovação como eixo central para promover cidades mais eficientes, resilientes, conectadas e sustentáveis. O evento será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e contará com aproximadamente 300 palestrantes em programações paralelas. Entre os temas estão Cidades Resilientes e Inclusivas, Cidades Prósperas, Cidades Participativas e Engajadas, Urbanismo Sustentável, Conectividade e Integração. 

O Connected Smart Cities é considerado, desde 2015, o maior e mais relevante encontro de negócios e conexões voltado para cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil. Com um formato que inclui múltiplos palcos, o evento promove uma integração dinâmica entre conteúdo especializado, promoção de negócios e networking de impacto, atraindo líderes e especialistas de todo o país. 

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) apoia o Connected Smart Cities e oferece um cupom exclusivo com 25% de desconto nas inscrições: AP25OFF. Clique aqui para acessar a página do evento.

 

Destaques da programação: 

Palco 1: Cidades Prósperas e Conectadas

03/09 – 16h: Cidades Prósperas – PPPs de IP Smart Cities

A sessão discutirá como a flexibilização da Contribuição de Iluminação Pública (COSIP) pode impulsionar o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e resilientes, com foco em parcerias público-privadas (PPPs) para iluminação pública.

 

04/09 – 9h30 às 11h00: Cidades Prósperas – Desafios 2025

Este painel abordará a gestão eficaz das finanças públicas e o equilíbrio fiscal, destacando como esses fatores impactam a capacidade das prefeituras de investir em infraestrutura, serviços públicos e projetos de desenvolvimento urbano nas cidades inteligentes.

 

04/09 – 11h30: Cidades Conectadas – Nuvem

Os convidados irão explorar como a computação em nuvem está transformando o setor público, melhorando a eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a acessibilidade e a segurança dos dados.

 

04/09 – 14h30 às 16h00: Cidades Conectadas – Centro de Comando de Operações

A discussão será sobre a integração tecnológica para monitorar e gerir serviços urbanos em tempo real, permitindo a integração, visualização e análise de dados, gestão de emergências, monitoramento de segurança, controle de tráfego e transporte com inovaçãoe escalabilidade.

 

Palco 2: Inovação e Certificação em Cidades Inteligentes

 

03/09 – 16h00 às 17h30: Cidades Conectadas – Inovação

Os palestrantes discutirão como as cidades podem, por meio de transformação cultural e digital, fortalecer a relação com os cidadãos, promovendo inovação aberta, transparência e dados abertos.

 

04/09 – 11h30 às 13h00: Cidades Conectadas – Certificação Cidades Inteligentes

Esta palestra focará na importância de estabelecer padrões de qualidade, segurança e eficiência, garantindo que as soluções implementadas nas cidades sejam sustentáveis, interoperáveis e benéficas para a população. Temas como infraestrutura de TIC robusta, governança digital, inovação, empreendedorismo digital e serviços públicos digitais serão discutidos.

Ranking Connected Smart Cities

Na abertura do evento será lançada a 10a edição do Ranking Connected Smart Cities – estudo independente que analisa 74 indicadores em 11 eixos temáticos de centenas de municípios brasileiros: Meio Ambiente, Energia, Governança, Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Mobilidade, Segurança, Tecnologia & Inovação e Saúde. O objetivo é apresentar as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país.

A última edição apresenta dados de 656 cidades com mais de 50 mil habitantes. Florianópolis, município atendido pelo Programa Cidades Eficientes do CBCS, ficou em primeiro lugar.  Para manter a transparência e a coerência das informações, os dados são coletados em fontes secundárias que agrupam o universo de cidades pesquisadas, mantendo a mesma origem e o mesmo período de coleta dos dados de todos os municípios do estudo.

Foto destaque: abertura da edição 2023 do Connected Smart Cities & Mobility