Eficiência energética e conservação da água nos edifícios públicos é tema de debate no Rio de Janeiro

A governança municipal para gestão da eficiência energética e conservação da água nas edificações é o tema do evento nacional que o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) realiza no próximo dia 27 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O evento reúne representantes de prefeituras brasileiras, profissionais e academia para a troca de experiências e debate sobre o tema para a proposição de elementos para uma política nacional de apoio às prefeituras brasileiras.

“Para a transição energética e a adaptação do ambiente construído às consequências das mudanças climáticas, é fundamental que seja instituída uma política pública nacional que apoie os governos locais a implementar medidas específicas para a gestão de consumo de água e energia pelos edifícios públicos”, afirma Clarice Degani, diretora executiva do CBCS.

Além de Clarice Degani, estarão presentes no evento Maria Andrea Triana e Giselle Bahiense Lyra, do Programa Cidades Eficientes do CBCS; Pedro Rolim, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; Cibele Assmann, da Prefeitura Municipal de Florianópolis; Alexandra Albuquerque Maciel, coordenadora do GT-Edificações do Ministério de Minas e Energia e Pedro Paulo da Silva Filho, representante de empresa privada que desenvolve projetos de eficiência energética..

A iniciativa proposta é que cada município disponha de uma governança constituída por um corpo técnico capacitado e dedicado, tanto na gestão dos consumos de seus edifícios quanto na proposição e monitoramento da aplicação de regramentos e incentivos para a sustentabilidade das novas obras e reformas na cidade. “Tal governança não só promoverá a redução dos consumos e adaptação das edificações públicas e privadas aos efeitos das mudanças climáticas, mas também garantirá transparência no uso dos recursos públicos e incentivará melhorias em todo o ambiente urbano edificado”, enfatiza Clarice.

O evento “Governança municipal para a gestão da eficiência energética e conservação da água nos edifícios públicos” será realizado no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, das 14h30 às 17h00, e será aberto ao público, no formato híbrido, com transmissão ao vivo no canal CBCS Construção Sustentável no YouTube. O debate integra a série de encontros do workshop MAIS EFICIÊNCIA, MENOS CONSUMO, dirigido a gestores públicos municipais escolhidos por meio de seleção nacional, promovido pelo Programa Cidades Eficientes – uma iniciativa do CBCS com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e do seu Escritório de Planejamento.

A troca de experiências e o debate com os municípios participantes possibilitará ao CBCS a elaboração de um documento técnico propositivo contendo recomendações para políticas públicas que garantam a instituição de governança para a gestão dos consumos de energia, água e gás pelas edificações nas prefeituras brasileiras. “O documento irá incluir desde orientações para a instalação de plataforma digital de monitoramento alinhada com a emissão das contas pelas concessionárias locais até diretrizes para atendimento aos programas de governo, tais como o programa Procel que promove o uso eficiente da energia e o combate aos desperdícios”, adianta Clarice Degani. A plataforma foi desenvolvida pelo programa Cidades Eficientes e agora, em sua quinta fase, ganha novas funcionalidades. 

As inscrições e mais informações sobre a programação no link:  https://x.gd/lFa9t

 

Programação:

14h30 – Abertura

14h45 – Governança para a gestão da eficiência energética e conservação da água nas cidades

Palestrante:

-Clarice Degani – Diretora Executiva do CBCS

15h – Programa Cidades Eficientes e a plataforma digital para a gestão do consumo de energia, água e gás pelos edifícios públicos

Palestrantes:

-Maria Andrea Triana- Coordenadora do Programa Cidades Eficientes do CBCS

– Giselle Bahiense Lyra – Pesquisadora do Programa Cidades Eficientes do CBCS

15h30 – Experiências das prefeituras do Rio de Janeiro e Florianópolis

Palestrantes:

-Pedro Rolim- Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

– Cibele Assmann- Prefeitura Municipal de Florianópolis

 

16h00 – O papel das prefeituras na transição energética do Brasil

Palestrante:

-Alexandra Albuquerque Maciel – Coordenadora do GT-Edificações do Ministério de Minas e Energia

16h15 – Oportunidades para projetos de eficiência energética

Palestrante:

-Pedro Paulo da Silva Filho – SAGE Inteligência Energética

16h30 – Debate

17h00 – Café de confraternização

 

SOBRE O CIDADES EFICIENTES:

Desenvolvido no âmbito do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o programa Cidades Eficientes desenvolve análises, estudos, ferramentas e políticas públicas tais como a plataforma de gestão de consumo de energia e água, o código de energia complementar ao código de obras e o guia de compras sustentáveis para municípios.

As ações foram iniciadas em 2018, com a primeira fase, respondendo à demanda crescente do setor público para aumentar sua eficiência de recursos. Nas quatro fases já realizadas ao longo deste período, diversos municípios já foram atendidos, em diferentes iniciativas: Balneário Camboriú, Concórdia, Itá, Zortéa, em Santa Catarina, com workshops para capacitação de gestores sobre eficiência energética, Sorocaba (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), na fase piloto do programa, e estruturação de elementos de governança e políticas públicas nas cidades de Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ), ambas realizadas em parceria com as prefeituras municipais.

Em 2024, em sua quinta fase de operação, o Cidades Eficientes planeja escalar nacionalmente as estratégias para gestão do consumo de energia e água pelas edificações públicas municipais, dar continuidade nos programas desenvolvidos com as prefeituras de Florianópolis e do Rio de Janeiro, promover as compras de baixo carbono em edificações públicas e divulgar amplamente os resultados já alcançados na promoção da eficiência energética e conservação de água nas edificações.

 

SERVIÇO:

Local: Museu Histórico Nacional

Horário: 14h30 até 17h

Inscrições : https://x.gd/lFa9t