CBCS debate Planejamento Urbano em Fórum de Sustentabilidade e Turismo no Ceará

De 7 a 8 de junho, a praia do Preá, localizada no município de Cruz, no Ceará, vai sediar o II Fórum de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento – evento dedicado a promover o debate e a criação de estratégias e soluções a partir de diferentes perspectivas. Os temas abordados são Turismo Sustentável, Planejamento Urbano, Saneamento, Mobilidade e Transporte, Resíduos e Economia Circular, Turismo Ético e Energia. O objetivo é estimular instituições privadas, públicas, ONGs, associações e comunidade local a cocriarem uma nova realidade para o desenvolvimento sustentável local, especificamente para as regiões do Preá, Barrinha e Jericoacoara.

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) integra a programação técnica, com a participação de Clarice Degani, diretora executiva da entidade, no painel Planejamento Urbano, que acontece no primeiro dia. Ao seu lado, no debate, estarão Ênio Ricardo Gomes Júnior, da Gapu Soluções Ambientais; Manoel Linhares, da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Wersângela Cunha Duaví, da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente; e Luciana Lanna, da Vieira Rezende Advogado. Clarice Degani teve a oportunidade de adiantar um pouco sobre o que irá tratar no evento na entrevista concedida ao jornalista Victor del Vecchio, um dos mediadores do evento. Clique aqui para assistir.

Entre os painelistas do evento como um todo estão Alexandre Pereira – Presidente Assoc. Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) e Secretário de Turismo de Fortaleza (CE); Fernando Augusto Cunha, prefeito de Olímpia – Prefeito Olímpia (SP); Chico Bento, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito de Jijoca de Jericoacoara (CE); Renata do Nascimento Martins – SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará; Mazé Farias e Yuri Fontenele, da SEMAC – Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cruz (CE).

Município Responsável

O Fórum de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento faz parte do Município Responsável, um programa de incentivo, gestão e desenvolvimento, que visa unir a comunidade e as iniciativas públicas e privadas para promover a responsabilidade socioambiental, desenvolvimento econômico e a preservação ambiental e cultural dos municípios onde está inserido. A iniciativa desenvolvida pela Aguama, empresa de gestão e marketing ambiental, cria estratégias e projetos, para dar continuidade às ações e debates do Fórum.
Além das regiões do Preá e Jericoacoara, no Ceará, o programa também atua em Fernando de Noronha, em Pernambuco, e Caraíva, na Bahia. “Acreditamos na importância de agirmos como um propulsor do desenvolvimento sustentável, e para isso combinamos a inteligência natural com a tecnologia e ciência de dados, para deixar um legado socioambiental positivo onde atuamos”, explica Caio Queiroz, CEO da Aguama. A primeira edição do evento, em junho de 2023, reuniu cerca de 300 pessoas em modo presencial e 2.600 em modo on-line.

Clique aqui e confira a programação completa e o link para inscrições.