Fabricantes de blocos de concreto e peças de concreto para pavimentação formalizam sua intenção rumo à descarbonização. Na última semana, as entidades representativas do setor assinaram Termo de Cooperação com o CBCS para execução da Jornada Setorial de Baixo Carbono.
O documento foi assinado por seus presidentes Vahan Agopyan (CBCS), Manoel Roldan Antunes (Associação Bloco Brasil), Carlos Roberto Petrini (Sinaprocim -Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento e Sinprocim – Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de SP) e Paulo Camillo (ABCP, Associação Brasileira de Cimento Portland), no dia 29 de abril no HUBIC, Hub de inovação e construção digital, em São Paulo.
Plataforma Sidac – Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção
Nos próximos meses, com a participação dos fabricantes aderentes à Jornada, as entidades contabilizarão seus inventários para atualizar o benchmark setorial da energia e do CO2 incorporados na fabricação destes materiais e avançar na emissão de suas Declarações de Desempenho Ambiental de Produto (dDAP), por meio da Plataforma Sidac – Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção.
Esta é uma iniciativa realizada com recursos das entidades, adotando o formato das Jornadas Setoriais de Baixo Carbono do CBCS, cujo objetivo é apoiar estratégias setoriais de descarbonização a partir do estabelecimento de benchmarks nacionais legítimos e da publicação das dDAPs no Sidac.
Conheça a plataforma em sidac.org.br