Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Notícias do CBCS

Arquitetura do Amanhã 2

24/09/2021 | Imaflora

 

Evento online para os profissionais de arquitetura traz para debate as oportunidades de novos negócios com práticas cada vez mais sustentáveis e transparentes

Evento "Arquitetura do Amanhã 2" será gratuito e integra o calendário da 10ª DW! Semana de Design de São Paulo.

 

 

Como principal setor consumidor de madeiras brasileiras, a construção civil, a arquitetura e o design de interiores podem ser também o endereço de oportunidades de novos negócios e de incentivo a práticas cada vez mais sustentáveis e transparentes. Este é o mote do segundo encontro promovido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), "Arquitetura do Amanhã 2: Construindo Negócios Sustentáveis", que será realizado no dia 7 de outubro, das 16h às 18h, no canal do YouTube da entidade, com participação de diversos convidados especiais e apoiadores.

Com inscrição gratuita, o evento busca convidar o setor a lançar um novo olhar sobre seu papel nas ações de redução de impactos ambientais. "Entendemos que os profissionais de arquitetura podem ser agentes de transformação ao conhecerem, valorizarem e indicarem aos consumidores madeiras de origem comprovadamente responsável", avalia Leonardo Sobral, gerente florestal do Imaflora. "Ao optar por matérias-primas renováveis e com menor impacto ambiental, o setor pode se transformar e caminhar para uma atuação mais alinhada ao contexto de emergência climática que enfrentamos", completa.

A segunda edição do evento contará com painéis de diálogos, cada um com dois convidados e um mediador, que conversarão sobre temas ligados às oportunidades de negócios para players de empreendimentos sustentáveis e à pauta de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), o índice que avalia as operações das empresas de acordo com seus impactos nestes três eixos da sustentabilidade e que tem ganhado cada vez mais importância no mercado global de madeira.

São apoiadores do evento: Noah Wood Building Design, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Marquetti Bonetti Arquitetos Associados, Tora Brasil, Núcleo da Madeira e Ipê Amarelo.

Agenda:

Arquitetura do Amanhã 2: Construindo Negócios Sustentáveis

Data: 07.10.2021

Horário: das 16h às 18h

Local: https://www.youtube.com/Imaflora

Formulário de inscrição gratuita: https://forms.gle/1m1HNHHPmTx9YC9x5

Programação completa:

 

16h00 - Abertura e boas vindas

Leonardo Sobral (Gerente florestal do Imaflora)

Monica Duarte Aprilanti (Núcleo da madeira)

 

16h15 - ESG no mercado de Arquitetura e Design

 15' Marcelo Rosembaum (RosenbaumDesign) - Impacto social positivo da Arquitetura e Design

 15' Nicolaos Theodorakis (Noah) - Projetos sustentáveis e o crescimento da pauta ESG

 15' Perguntas Moderador

 

17h - Alternativas rumo a sustentabilidade possível

Moderador: Cristiano do Valle (Tora Brasil)

 10' Tatiana Tibiriçá (Ipê Amarelo) - Construções sustentáveis em madeira

 10' Fernando Gouveia - Laboratório de Produtos Florestais (LPF) - Espécies de madeiras e seus usos: a importância da pesquisa.

 10' Kátia Punhagui - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) - A importância de considerar a origem, tipos de materiais e descarte.

 15' Perguntas moderador

 

17h45 - Encerramento com tour pelas tecnologias sustentáveis na sede do Imaflora

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.

Mais informações: www.imaflora.org.br

 

CBCS nas redes sociais

Membro