Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Eventos

18ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas

23/08/2019

São Paulo realizará a 18ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas 


Economia Verde


Evento gratuito será realizado no dia 23 de agosto, na Câmara Municipal de São Paulo


Há 18 anos acontece em São Paulo aConferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que tem como objetivos intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e presidente da Conferência.


O evento entrou para a programação da Virada Sustentável.

 

A programação daConferênciaque acontecerá no dia 23 de agosto, na Câmara Municipal de São Paulo, este ano tem como tema:Economia Verde, será aberta por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna será ministrada pelo economista e professor Ricardo Abramovay. A programação conta com uma mesa de debate e ainda com palestras de profissionais da área acadêmica, governamental e sociedade civil. Na ocasião também será entregue o Prêmio Responsabilidade Sócio Ambiental outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

 

Na última década, o conceito de economia verde surgiu como uma prioridade estratégica para muitos governos. OPrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)define a economia verde como "aquela que resulta na melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e as carências ecológicas".

 

A Conferência P + L desse ano pretende promover um amplo debate com representantes do poder público, mercado corporativo, sociedade civil e academia sobre os caminhos necessários para transição empresarial e industrial para uma economia verde e o papel do poder público e das organizações nessa mudança.

 

Cenário de Iniciativas Sustentáveis

Na área de exposição, o público terá oportunidade de conhecer diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados às questões de sustentabilidade, com o conceito de produzir mais e melhor com menos, com boas iniciativas e tecnologias promissoras em favor da preservação das áreas verdes.

 

Coleta de Lixo Eletrônico

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a Gestora de Resíduos Eletroeletrônicos Nacional (Green Eletron) estarão presentes promovendo na ocasião, uma campanha para coleta de pilhas, baterias portáteis e eletroeletrônicos.

 

A ação é para conscientizar consumidores e empresas, já que esses resíduos não podem ser descartados no lixo comum das residências e estabelecimentos. Há leis e normas federais, estaduais e municipais que disciplinam a forma pela qual estes produtos pós-consumo precisam retornar aos fabricantes e importadores para a destinação ambientalmente correta, preferencialmente a reciclagem, por meio dos sistemas de Logística Reversa. A Federação esclarece que, nesses sistemas, a responsabilidade é dividida entre consumidores, comerciantes, distribuidores, fabricantes e importadores.

Poderão descartar pilhas, baterias portáteis, aparelhos de telefone, celulares, videogames, câmeras de foto e vídeo, impressoras, desktops, laptops, tablets, notepads, e-readers, eletroportáteis (secadores de cabelo, chapinhas, etc.) e similares. A Federação ressalta que o coletor não receberá descarte de lâmpadas e eletroeletrônicos de grande porte, como geladeira, fogão e televisor.

Mostra Ecofalante- 14h às 16h

Apresentação do filme Sustentável de Matt Wescher. É um filme sobre a terra, aqueles que nela trabalham e o que precisa ser feito para preservar o mundo para as gerações futuras.

Mais informações

Luciana Feldman
Assessora de Comunicação Vereador Gilberto Natalini
lucianafeldman@gmail.com
3396-4962 |www.natalini.com

 

Leonardo Maglio

Assessor de Meio Ambiente Vereador Gilberto Natalini

leomaglio@saopaulo.sp.leg.br
3396-4525 |www.natalini.com


Serviço

18ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo
23 de agosto de 2019 l 8h30 às 14h
Câmara Municipal de São Paulo- Salão Nobre
Vd. Jacareí, 100- 8º andar

 

Mostra Ecofalante- 14h às 16h



Inscrições gratuitas -www.natalini.com.bre será fornecido certificado de participação.


CBCS nas redes sociais

Membro