Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Comunicações Técnicas

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)


A garantia da segurança e a preservação da saúde de trabalhadores e usuários dos produtos da construção civil, bem como a conservação da qualidade do meio ambiente, são responsabilidades fundamentais de toda a cadeia produtiva. O sucesso desse objetivo depende da postura preventiva das empresas e de suas equipes, que devem se pautar em informações objetivas para avaliação dos riscos.

A FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - é um documento que informa sobre os riscos dos produtos químicos para seres vivos e meio ambiente, além das formas de minimizar seus eventuais efeitos prejudiciais. No contexto da construção civil, muitos produtos químicos são utilizados, sendo necessário para a segurança do trabalhador e usuário, um instrumento como a FISPQ, que informe objetivamente sobre os possíveis riscos à saúde e ao ambiente.

Para contribuir com o esclarecimento no setor de construção, o CBCS elaborou um posicionamento, lançado no CBCS Notícias #3, que acompanha uma entrevista com Prof. Vanderley M. John e Vera Fernandes Hachich sobre o tema e declarações de algumas empresas que já incorporaram essa ferramenta ou se preparam para sua obrigatoriedade.

CT Materiais | Maio/Novembro 2012

Leia na íntegra o documento.

Perguntas e Respostas.

CBCS nas redes sociais

Membro