Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Avaliação de Sustentabilidade

Atividades em andamento

Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos

Esse projeto visa propor um conjunto de indicadores de sustentabilidade socioambiental mensurável para os empreendimentos do setor da construção civil.

O objetivo não é criar uma nova metodologia de certificação, mas sim uma base de dados pública na qual os agentes do setor da construção possam informar o desempenho de seus empreendimentos em relação a cada indicador. Os indicadores são organizados em nove grandes temas:

  1. Qualidade do ambiente externo
  2. Infraestruturas
  3. Seleção e consumo de materiais, componentes e sistemas
  4. Gestão do canteiro de obras
  5. Gestão da água
  6. Eficiência energética
  7. Qualidade do ambiente interno e saúde dos usuários
  8. Operação e manutenção
  9. Social
  10. Poluição por emissões

As informações da base de dados permitirão criar uma massa crítica de dados que permita situar o desempenho socioambiental de cada empreendimento em relação aos níveis médio e de excelência praticados pelo mercado, servindo como instrumento de apoio à tomada de decisão.

A base de dados também poderá fornecer um diagnóstico da sustentabilidade da cadeia produtiva como um todo e indicar a evolução das práticas do mercado ao longo do tempo. Uma das premissas é a de que tal mecanismo estimulará ações de melhorias no desempenho dos empreendimentos brasileiros.

Finalmente, os dados da base, ao serem analisados, poderão se transformar em informações e conhecimentos para alimentar atividades de pesquisa e inovação.

Faça o download do documento (Versão Agosto 2014).

CBCS nas redes sociais

Membro