Acesso restrito ao filiado CBCS

CBCS

tel. +55 (11) 4191-0665
secretaria@cbcs.org.br

Desempenho Energético Operacional em Edificações

Informações Gerais

Sumário Executivo

Benchmarks e etiquetas prediais são as ferramentas mais eficazes para redução de consumo de energia no ambiente construído. Existem três tipos de etiqueta de nível de eficiência energética em edificações: a etiqueta de projeto, a etiqueta de edifício construído e a etiqueta de consumo em uso. As duas primeiras já estão operacionais via PBE Edifica (Inmetro-Procel).

O processo de etiquetagem de consumo em uso consiste na elaboração de um indicador típico de mercado com base em dados reais de consumo e área das edificações para identificação do nível de eficiência do edifício de forma transparente por meio de uma etiqueta pública.

O CT Energia do CBCS está desenvolvendo os conceitos necessários para a implantação de um programa de etiquetagem energética "em uso" no Brasil. Este projeto servirá como base para um programa nacional, atendendo a demanda por indicadores confiáveis de sustentabilidade e desempenho. 

 Benefícios da Participação 

Ao mercado

  • diagnosticar o desempenho típico no mercado imobiliário brasileiro e regional;
  • dar visibilidade a boas práticas e experiências de sucesso, o que estimula o conjunto do setor;
  • mostrar a evolução da produção setorial ao longo do tempo, no sentido de contribuir para se ter edifícios mais sustentáveis.
 Ao empreendimento
  • permitir a cada empreendimento conhecer de seu desempenho em comparação aos edifícios de mesma tipologia e uso;
  • ter subsídio para pautar eventuais melhorias nos sistemas.

Aos projetistas

  •  ter acesso a dados referenciais reais para alimentar novos projetos. 

 Como Participar

O CBCS busca a participação de empresas, órgãos públicos, gestores de facilities e agentes de setor imobiliária interessados em participar da iniciativa de benchmarking brasileiro, com o fornecimento de informações e dados sobre edifícios existentes.

 A criação de um benchmarking para uma determinada tipologia exige um levantamento de informações em dois passos:

     1. Coleta de dados simples (consumo energético e área) para criar um perfil de consumo total; 

     2. Levantamento de informações detalhadas para analisar desempenho e dividir consumo por uso final.

Em geral, o segundo passo é realizado com auditoria de energia realizada em uma amostragem pequena de edifícios.

Empresas privadas, órgãos públicos, gestores de facilities e agentes setor imobiliário

Os dados de consumo energético dos edifícios na criação dos benchmarks serão publicados em caráter anônimoO CBCS se dispõe a assinar termo de confidencialidade, caso seja necessário.

Nível 1: Fornecimento de dados

Caso tiver dados de consumo elétrico disponíveis para pelo menos um ano, por favor baixe e preencha o formulário disponível aqui. Veja um exemplo preenchido. Em muitos casos, estes dados podem ser solicitados diretamente com a concessionária. O formulário preenchido devem ser enviado para energia.benchmarking@cbcs.org. br. A análise dos dados será compartilhada com a empresa, a fim de aprimorar o entendimentos sobre o desempenho dos edifícios.

Nível 2: Parceria

Após o fornecimento de dados, é possível se integrar no projeto para ajudar no desenvolvimento dos benchmarks. Esta participação envolverá a disponibilização de informações mais detalhadas ou a realização de auditorias de energia em alguns edifícios. Além de posicionar a empresa na frente desta pesquisa, as auditorias trazem grandes benefícios para os proprietários dos edifícios.

Os parceiros serão reconhecidos no site do projeto e terão contato direto com a equipe e atualizações regulares sobre o projeto.

Empresas com >200 edifícios

Informações sobre consumo energético contribuem na criação dos benchmarks específicos por tipologia. Por favor, entre em contato diretamente [energia.benchmarking@cbcs.org.br] para conversar sobre o melhor formato para disponibilizar estes dados.

Concessionárias

Buscamos parceria com concessionárias para realizar pesquisas em parceria e facilitar a eventual coleta de informações de consumo energético. Por favor, entre em contato [energia.benchmarking@cbcs.org. br] para agendar uma reunião com os coordenadores da pesquisa.

Especialistas e técnicos

Estamos interessados em entrar em contato com acadêmicos, pesquisadores, consultores e engenheiros especializados em eficiência energética em edifícios existentes, para eventuais colaborações.

Nos casos de consultores que já têm bancos de dados ou estudos de caso em auditoria de energia, a utilização destes bancos dentro do projeto seria muito bem-vinda.

 

 

Para dúvidas ou envios, contate-nos através do email

energia.benchmarking@cbcs.org.br


 

CBCS nas redes sociais

Membro