equipe Projeto Sushi
 
   

 

Autores e Parceiros

Pnuma/Unep Brasil

   

Niclas Svenningsen

 
Chefe das SUN Sustainable United Nations do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sediado em Paris, França. Ele também é responsável pelo trabalho do PNUMA em edifícios e construção sustentáveis, bem como o programa urbano do PNUMA, e programa de compras públicas sustentáveis. Ele tem formação em engenharia civil, direito ambiental e do jornalismo. Ele passou os últimos 20 anos trabalhando em diversas questões do desenvolvimento sustentável no mundo em desenvolvimento tanto para a ONU e como consultor independente

 

   

Cristina Montenegro

 
Cristina Montenegro é Representante do Escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil. Seu envolvimento com questões ambientais se iniciou na década de 1990, atuando, inicialmente, como coordenadora da área ambiental do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A partir de 1999, assumiu as funções de Diretora Adjunta do Escritório Regional do PNUMA para América Latina e Caribe, na época baseado no México. Atuou, de 1999 a 2003 como Secretária do Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e Caribe. Em 2004, regressou a Brasília para instalar o Escritório do PNUMA no Brasil. Cristina Montenegro é brasileira e possui o título de Mestre em Relações Internacionais com especialização em Governança Ambiental Global.

 

   

Tatiana de Féraudy

   
Coordenadora da Iniciativa do Programa Ambiental das Nações Unidas para a Habitação Social Sustentável (sushi), em Paris, França. Ela também participa da coordenação do Sustainable Buildings and Climate Initiative (UNEP-SBCI). Antes de entrar para a equipe de edifícios sustentáveis, ela trabalhou com a UNEP / SETAC Life Cycle Initiative, sobre as orientações para a avaliação social do ciclo de vida (ACV) e em assumir uma abordagem de ciclo de vida de edifícios e construções. Cresceu em São Paulo, Brasil e é mestre em Relações Internacionais e Desenvolvimento Sustentável pelo Institut d'Etudes Politiques (Sciences Po), em Paris, França

 

   

Marina Bortolotti

 
Graduada em Relações Internacionais e com especialização em Gerência de Projetos pela Fundação Getulio Vargas, trabalha desde 2006 com projetos de cooperação internacional para a Organização das Nações Unidas. Atualmente, é estudante de mestrado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasilia e Assistente de Programa no PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.


Coordenador Projeto Sushi

   

Prof. Dr. Vanderley Moacyr John

 
Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com Pós-doutorado no Royal Institute of Technology da Suécia. Membro da coordenação das Engenharias da FAPESP. Conselheiro do CBCS e Coordenadors do Comitê Temático de materiais do CBCS. Foi membro da diretoria executiva da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (incluindo presidência e vice-presidência) e diretor do CB2 da ABNT. Especializado em Materiais e Componentes de Construção e Construção Sustentável atua em temas como uso de resíduos como matérias primas, materiais e desenvolvimento sustentável, materiais avançados, argamassas de revestimento e colantes, durabilidade (incluindo biodeterioração) e compósitos aplicados à construção civil.

 

   

Dr. Marcelo Vespoli Takaoka

 
Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Professor do MBA de Real Estate do POLI- Integra (Programa de Cursos de Extensão da Escola Politécnica). Pesquisador do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP. Diretor da Takaoka S.A. É membro do Conselho do SBCI (Sustainable Building and Construction Initiative uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), presidente do Conselho Deliberativo do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável) , membro do Conselho do Greenpeace Brasil, do Conselho do Instituto Ethos, membro da Câmara Consultiva do Mercado Imobiliário da BM&F BOVESPA, membro do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia da Cidade de São Paulo, membro do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo e membro do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação CTECH da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.

 

   

Msc. Diana Csillag

 
Arquiteta e Urbanista formada na FAU-USP. Mestra pela Faculdade de Engenharia Civil pela POLI-USP. Diretora do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CBCS. Foi Coordenadora Técnica do CBCS. Tem experiência na área de arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, meio ambiente, desenvolvimento sustentável.

 

   

Dra. Vanessa M. Taborianski Bessa

 
Doutora em Engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: aquecimento de água, energia, aquecimento global, Análise de Ciclo de Vida e condicionamento de ar.

 

   

Fábio Feldman

 
Formado em Direito pela USP e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), vem atuando na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável desde os anos 70, como militante, parlamentar, secretário de Estado e consultor.


Equipe CBCS

   

Joerg Spangesberg

 
Arquiteto-Engenheiro. PhD pela Universidade Bauhaus, com orientação São Paulo/ Brasil pela FAU-USP. Ministrou palestras e tem artigos publicados no Brasil e no exterior. Idealizador e diretor técnico da ONG Floresta Urbana.

 

   

Eliane Suzuki

 
Arquiteta e Urbanista, Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Assistente do Projeto SUSHI (Sustainable Social Housing Iniciative)

 

   

Fernanda Maluly Kemeid

   
Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e materiais de construção civil.

 

   

Rafael Laurindo

   
Dupla formação entre engenharia e arquitetura, EPUSP-FAU;  representante brasileiro no Student Summit for Sustainability realizado em Tokyo e Ibaraki, Japão, com o trabalho `Social Insertion Experience in Poor Communities: Rio de Janeiro – Bangu Community; e  Participação do Programa Poli-Cidadã – Projeto de Graduação com responsabilidade Social: “Experiências de Inserção Social em Comunidades Carentes – Etapa Rio de Janeiro (jan 2006) e Etapa Jardim Conceição (jul 2006).


Colaboradores Relatório 2

   

Denis Affonso Chagas Soares

   
Estudante de Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP. Possui experiência em pesquisa da produtividade da mão de obra na construção civil. Atuou em construtoras de grande porte, com participação em obras complexas.

 

   

Eduardo Gregório Pinto Maal

   
Estudante de engenheira civil na Escola Politécnica da USP, possui experiência no setor financeiro.

 

   

Caio Augusto de Melo

   
Estudante de engenheira civil na Escola Politécnica da USP. Consultor em projetos sustentáveis e LEED® Green Associate.

 

   

Julina Bianchini Ortona

   
Estudante de engenheira civil na Escola Politécnica da USP, possui experiência nas áreas de incorporação e construção, atuou em análises de novos negócios, desenvolvimento de empreendimentos e acompanhamento de obras. Colaboradora da CB Richard Ellis desde o início de 2010 desenvolve estudos vocacionais, auditorias de projeto e comercialização de terrenos.


Escola de Engenharia Civil - Poli USP

   

Prof. Dr. Orestes Marracine Gonçalves

 
Engenheiro civil, mestre, doutor e livre docente em Engenharia de Construção Civil, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde coordena o grupo de ensino, pesquisa e extensão de Engenharia de Sistemas Prediais do Departamento de Engenharia de Construção Civil. É membro da Comissão W62 - Water Supply and Drainage for Buildings do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction. Atua nas áreas de sistemas prediais de água, gás e de segurança contra incêndio, conservação e uso racional da água, modelos de demanda de insumos prediais, avaliação de desempenho e qualidade de componentes de sistemas prediais. É conselheiro do CBCS e Coordenador do Comitê Temático de Água do CBCS.

 

   

Prof. Dra. Lucia Helena de Oliveira

   
Engenheira Civil, mestre e doutora em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pesquisadora na área de Engenharia Civil, com ênfase em Sistemas Prediais, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação de água, uso racional da água e gestão do uso da água em edifícios.

 

Consultores

   

María Andrea Triana Montes

 
Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atua principalmente nas áreas de Sustentabilidade e Projeto Residencial Multifamilar, tendo participado do Projeto Construção Mais Sustentável, financiado pela FINEP.

 

   

Carla Sautchuk

   
Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Atuando principalmente no tema Conservação de Água.

 

Parceiros

CDHU e Secretaria da Habitação

   

Eduardo Trani

 
Arquiteto urbanista e doutor em planejamento urbano, chefe de gabinete da Secretaria da Habitação do governo do estado de São Paulo, no lugar de superintendente. É responsável pelo planejamento estratégico habitacional do Governo do Estado de São Paulo, docente de cursos de graduação e pós-graduação em gestão e planejamento ambiental. Atua como representante no CONSEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente), CRH (Conselho de Recursos Hídricos), e preside o Câmara de Planejamento e Gestão do Comitê de Bacia do Alto Tietê.

 

   

Eduardo Baldacci

 
Gestor de eficiência energética da CDHU.


   

Valentina Denizo

 
Arquiteta, mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e doutoranda em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua como professora do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) desde fevereiro de 2001, ministrando as disciplinas: Planejamento Urbano e Ambiental e Instrumentos Públicos de Gestão Ambiental. Profissionalmente também atua em políticas públicas nos campos de planejamento, avaliação e gestão de intervenções, trabalhando nas Secretarias do Estado dos Negócios Metropolitanos e do Meio Ambiente e na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

 

   

Gil Scatena

   
Assessor do chefe de gabinete da Secretária da Habitação. Graduado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi e especializado em Geotecnologias em planejamento e gestão ambiental pelo Centro Universitário Senac. Atualmente é Professor da Universidade Nove de Julho.


   

Leonardo MacDowell de Figueiredo

   
Membro do Qualihab - Programa da Qualidade da CDHU.

 

   

Altamir Tedesch

   
iTécnico da área de projetos de uso racional da água da CDHU. Arquiteto formado pela fFaculdade de arquitetura e urbanismo da universidade de São Paulo. Freqüentou, como aluno, vários Cursos de Especialização em Urbanismo, Edificação e Planejamento de Produção de Projetos e Empreendimentos, sendo que na maioria ministrados pelo IPT, EPUSP , FDTE e FUNDAP. Aluno do Curso De Pós-Graduação “Teoria Locacionais Aplicadas Ao Planejamento Urbano E Regional" Na Epusp (Não Completado). Trabalhando na CDHU desde 1977, respondeu pela Superintendência de Projetos, de Planejamento, de Obras e de Orçamento. Atualmente ocupa o cargo de Assessor Técnico da Diretoria Técnica desde 2008, desenvolvendo, entre outros, o “Programa de Individualização da Medição de Água em Edifícios já Entregues da CDHU”. Membro da equipe que formulou e desenvolveu o Programa de Qualidade da CDHU, “Programa QUALIHAB”. Atualmente ocupa a Coordenadoria do Comitê de Projetos e Obras do Programa QUALIHAB

 

   

Stella Bilenjiam

   
Técnica da área de projetos de eficiência energética da CDHU.

 

   

João Luiz F. Neves

   
Engenheiro civil pela FESP. Desempenha a função de engenheiro projetista de instalações prediais de hidráulica, gás combustível e proteção contra incêndio na CDHU, da qual é funcionário desde 1987. Após a conclusão do curso de graduação, participou de diversos outros cursos específicos dentro de sua área de trabalho.

 

   

Arnaldo Rentes

   
Técnico da área de projetos de paisagismo da CDHU

 

   

Ana Maria Antunes Coelho

 
Arquiteta e urbanista, doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP, arquiteta sênior no Núcleo de Projetos - Região II - CDHU e professora da disciplina de Paisagismo no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas.

 

   

Fábio Leme

   
Membro do Qualihab da CDHU.


   

Rafael Pileggi

   
Membro do Qualihab da CDHU.

 

   

Viviane Frost

   
Superintendente de Ações de Recuperação Urbana da CDHU

 

   

Sandra Pinheiro Mendonça

 
Superintendente de Desenvolvimento Social da CDHU

 

   

Irene Rizzo

   
Gerente de Projetos da CDHU

 

   

Wandenir Dominiqueli

   
 


Caixa Econômica Federal

   

Mara Motta Alvim

 
Gerente Executiva Nacional de Meio Ambiente (GEMEA) da Caixa Arquiteta, Especializada em Gestão Ambiental Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


Fec - Unicamp

   

Prof. Dra. Marina Ilha

 
Engenheira Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutora em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada (livre-docente) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Instalações Prediais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas prediais hidráulicos, sanitários e de gás combustível e em conservação de água em edifícios. É sócia fundadora do CBCS-Conselho Brasileiro da Construção Sustentável.


Labeee - Laboratório de eficiência energética em edificações

   

Prof. Dr. Roberto Lamberts

 
Engenheiro civil, doutor em Engenharia Civil pela University of Leeds. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Eficiência Energética, desempenho térmico de edificações, bioclimatologia e conforto térmico. É supervisor do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações na UFSC, co-editor do periódico Ambiente Construído, membro do comitê editorial dos periódicos Advances in Building Energy Research e do Journal of Building Performance Simulation, membros das associações científicas ANTAC, Associação de Tecnologia do Ambiente Construído e IBPSA, associação internacional para a simulação do desempenho de edificações e membro do grupo de edificações do Ministério de Minas e Energia (MME) apoiando o desenvolvimento da etiquetagem de eficiência energética em edificações. É conselheiro do CBCS e Coordenador do Comitê Temático de Energia do CBCS.