English


O Conselho

A construção civil, um dos mais importantes setores da economia, com penetração em vários segmentos, é essencial ao desenvolvimento da sociedade contemporânea, com destaque para as áreas de moradia, comércio, serviços e infraestrutura, que geram milhões de empregos diretos e indiretos. Por ser uma atividade de transformação, a construção civil se caracteriza como um dos setores que mais consomem recursos naturais e geram grandes quantidades de resíduos, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e a sua utilização.

Somente com a adoção de práticas sustentáveis de conservação e uso racional no setor da construção civil é possível reduzir entre 30% e 40% o consumo de energia e de água. Para ter uma ideia dessa magnitude, no Brasil a participação dos edifícios no consumo de energia elétrica é superior a 45%, principalmente em consequência do consumo durante o uso e a operação do edifício, e esse percentual está crescendo mais rapidamente do que a economia.

Com o objetivo de induzir o setor da construção a utilizar práticas mais sustentáveis que venham melhorar a qualidade de vida dos usuários, dos trabalhadores e do ambiente que cerca as edificações, foi constituído o CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, em agosto de 2007, resultado da articulação entre lideranças empresariais, pesquisadores, consultores, profissionais atuantes e formadores de opinião.

Para tanto, o CBCS adota uma visão sistêmica da sustentabilidade, com foco no setor da construção civil e suas inter-relações com a indústria de materiais de construção, o setor financeiro, o governo, a academia e a sociedade civil.

Acesse www.cbcs.org.br

Caixa Holcim Camargo Corrêa LWART Weber Quartzolit Instituto Aço Brasil Eletrobras CPFL Energia
Sponsors
Date
 
Venue
Click here to see map
Realization
Unicamp UFES UFSC
Organization
CIB PNUMA iiSBE
International Co-hosts
Agências de fomento apoiadoras
The Conference
Description
Committees SBCS10
Committees SB10Brazil
Target audience
Date and venue
Travel info
Contact us
     Program
Program
Key Dates
Papers
     Registration
SBCS10 | SB10Brazil
Workshops CBCS
     Info & Downloads
Downloads
Releases
News
     Sponsors      Support
Institutional
Disclosure
Testimonials
     About CBCS
The council
Membership